Espionagem

From OGame Wiki
Jump to: navigation, search



Como já deve ter-se apercebido, o OGame é sobretudo recolher o máximo de recursos que se conseguir, para investir em edifíciose estruturas – ou seja, em pontos. Além da produção das minas, que é fácil de conseguir, também pode conseguir recursos através de ataques, ou seja, atacando planetas de outros jogadores, que vai ser explicado com mais profundidade no próximo capítulo Ataques. Mas nem todos os jogadores são alvos válidos, e nem toda a gente deve ser atacada. A espionagem fornece a possibilidade de verificar quantos recursos, naves e defesas existem nos planetas vizinhos.


Quais são os requisitos ?

Para usar este recurso do jogo, precisa da Tecnologia de Espionagem. Em primeiro lugar, a pesquisa, que está disponível desde muito cedo (requisitos: Laboratório de Pesquisas nível 3). O primeiro benefício que recebe com a pesquisa da tecnologia de espionagem é que consegue ver mais informações acerca das frotas cujo o destino é um dos seus planetas – numa primeira instância só consegue ver que uma frota vão ao encontro dum seu planeta. Consegue ver o número total de naves no nível 2, o tipo de naves que a frota leva no nível 4 e no nível 8 consegue ver quantas naves e quantas de cada tipo estão na frota. Esta informação é de grande importância por permite reagir a um ataque e defender os seus recursos e planetas da melhor maneira possível.

Mas a pesquisa é também importante para a espionagem, como o próprio nome indica. Precisa do nível 2 para construir sondas de espionagem, e o nível influência na quantidade de informação que consegue numa espionagem a um inimigo e se as sondas sobrevivem durante a espionagem ou não.

Como espiar?

Definir número de sondas
Definir número de sondas
Enviar sondas via Vista da Galáxia
Enviar sondas via Vista da Galáxia

Se tiver sondas de espionagem, tem a possibilidade de espiar um inimigo. O método mais rápido é clicar no símbolo da espionagem na mesma linha do planeta que pretende espiar. Após essa acção, a(s) sonda(s) vão espiar o planeta automaticamente ( a quantidade de sondas a enviar pode ser alterada nas Opções > Geral , consultar Definições da Conta) para mais informações. Alternativamente também pode enviar mais sondas em missão espiar para determinada coordenada usando a opção do menu Frotas, ai pode alterar o número de sondas manualmente.

Recompensa do Tutorial:
Após ter construído sondas de Espionagem e ter espiado pela primeira vez outro jogador, recebe 2 sondas de espionagem como recompensa do Tutorial.

Quanta informação posso recolher?

Um Relatório de Espionagem
Um Relatório de Espionagem

Se espiar um inimigo, recolherá toda a informação disponível no relatório de espionagem, que está agrupado num conjunto de 5 blocos. O primeiro de todos é os recursos (a quantidade de recursos no planeta espiado além a energia produzida) que será sempre reportado; depois a informação acerca da Frota no planeta, depois as Defesas, a seguir os edifícios e por fim as Pesquisas. Para recolher mais informação além dos recursos que estão no planeta, deve melhorar a espionagem, pode ser através da pesquisa, evoluindo a Tecnologia de espionagem, ou através do envio de mais sondas de espionagem ao mesmo tempo. Pode calcular facilmente quantas sondas precisa de enviar para recolher determinada informação:

Fórmula:
Recursos = 1 Sonda Espionagem
Frota = (diferença do nível da Tecnologia de Espionagem) ^ 2 + 2
Defesas = (diferença do nível da Tecnologia de Espionagem) ^ 2 + 3
Edifícios = (diferença do nível da Tecnologia de Espionagem) ^ 2 + 5
Pesquisas = (diferença do nível da Tecnologia de Espionagem) ^ 2 + 7

Se tiver um nível de Tecnologia de Espionagem superior em 3 níveis ao do jogador que espia, uma sonda será suficiente para recolher toda a informação. Depois de ver toda a informação no relatório de espionagem, pode decidir se o alvo é lucrativo, e se for atacá-lo.

O que é a Contra-Espionagem ?

Se receber um relatório de Espionagem, no fim haverá sempre um valor da contra-espionagem, que é entre 0 % e 100 %. Este valor especifica a probabilidade de ser detectado e das sondas serem destruídas pelo jogador que espiou. Quanto mais alta a probabilidade mais provável será que as sondas serem detectadas e entrarem em combate com as naves e defesas que estão no planeta espiado. A contra-espionagem não afecta o relatório de espionagem, que será entregue mesmo que as sondas sejam detectas e destruídas.

A fórmula exacta de como calcular esse valor ainda não é conhecida, como é óbvio que a sorte tem um papel importante (com as mesmas combinações é muito frequente haver valores de contra-espionagem diferentes), por isso não é muito importante. Mas é um facto que três diferentes factores tem um efeito na contra-espionagem:

  • Espionagem: O número de sondas de espionagem, a diferença entre as de quem espia e as de quem é espiado;
  • Tecnologia de Espionagem: Se a tecnologia de espionagem for muito mais alta do que a do inimigo, mais provável é as sondas regressarem, por outro lado, se for demasiado baixa, apenas alguns cargueiros e satélites serão capazes de detectar as sondas.
  • O número de naves no planeta espiado: Se não houver frota no planeta espiado as sondas voltarão, quanto mais naves maior a probabilidade de as sondas serem abatidas.

Também é muito arriscado enviar um grande número de sondas de espionagem, porque podem ser facilmente detectadas e, como é evidente, maiores serão as perdas. Por isso mesmo só deve enviar mais de 2 ou 4 sondas nos casos em que o alvo vale a pena. Se as sondas forem detectadas entrarão automaticamente em combate com as unidades do planeta. As sondas geralmente não sobrevivem à primeira ronda, porque elas tem pouca blindagem e armas, por isso mesmo não verá nada no relatório de combate.

O que tenho que considerar ?

O jogador que é espiado recebe uma mensagem a informar que foi espiado e quem o espiou – a maioria do jogadores não gostam que se lhes espie os seus planetas. Por isso mesmo só deve espiar jogadores que estejam muito acima do seu nível. É deixá-los sossegados, porque geralmente não é boa ideia acordar um gigante adormecido para inicie uma campanha de vingança.

Personal tools
Namespaces

Variants
Actions