Lua

Z OGame Wiki
Prejsť na: navigácia, hľadanie


V iných jazykoch:


As Luas são um dos elementos mais importantes de OGame, não somente porque facilitam o fleetsaving de tua frota, como também te facilita a caça de frotas inimigas e permitem transportar tua frota a outra parte do universo em poucos segundos. Por esse motivo, é importante obter uma lua o mais rápido possível.

O que é uma lua?

Diferentemente dos planetas, que podem ser obtidos mediante a colonização, as luas são obtidas depois de uma batalha ocorrida em algum dos seus planetas, e que tenha gerado uma grande quantidade de destroços; Nestas situações pode acontecer deles se aproximarem, se compactarem e, com um pouco de sorte, criará uma lua. A Lua se cria unicamente no planeta onde tenha ocorrido a batalha, e só pode haver uma lua por planeta. O tamanho desta lua também é importante, porque se for muito pequena (gerada por uma pequena quantidade de destroços compactados) será muito fácil destruí-la.

A probabilidade de obter uma lua depende da quantidade de destroços gerados na batalha. Vai desde 1% para 100.000 recursos acumulados nos destroços, até o máximo de uns 20% para 2.000.000 de recursos (equivalentes aos destroços gerados pela destruição de 1667 Caças Ligeiro). As probabilidades compreendidas entre o 1% e o 19% geram tamanhos de lua na sorte. Somente quando a probabilidade é de 20%, que se obtêm a garantia de que a lua terá mais de 8.366 kilômetros de diâmetro, fazendo com que seja muito difícil (e custoso) para outros jogadores destruí-la.

Como posso obter uma Lua?

Devido ao fato de que uma Lua somente pode ser obtida no planeta onde tenha acontecido uma batalha é óbvio que, se queres uma Lua, deverá ser atacado por outro jogador. E na pior das hipóteses, esta situação virá por não ter colocado a salvo tua frota, ou ter feito um mal fleetsaving, e um inimigo destruiu a frota em questão (e se você tem sorte, obterá a lua como consolação), mas o melhor é planejar o ataque com um companheiro /amigo para minimizar tuas perdas e otimizar tuas possibilidades de obter uma Lua, deixando uma certa quantidade de naves no planeta onde queres tê-la (por exemplo 1667 Caças Ligeiros ou 112 Naves de Batalha). Desta forma, mesmo que perca essas naves durante o ataque, não perderás mais pontos que os necessários para obter uma probabilidade de 20% (e com sorte, poderá reciclar os destroços gerados e recuperar parte das que perdeu durante a tentativa).

Outra boa opção, em vez de deixar destruir suas naves, perdendo pontos no processo, é tentar que um inimigo lance um ataque contra ti, deixando-lhe um número de naves e/ou recursos como isca, e antes que o ataque chegue ao teu planeta, preparar uma armadilha e destruir todas as suas naves com tua própria frota. Com um pouco de sorte tu poderá obter uma Lua, além do bônus dos destroços gerados na batalha para seguir desenvolvendo sua conta.

Se você acha que todas essas opções são muito inseguras ou complexas, você pode se concentrar na chamada "Tentativa Lua", ou seja, outro jogador envia certo número de naves no planeta onde você quer obter sua lua (normalmente 1667 Caças ligeiros), você vai destruí-los com a sua frota, obtendo uma chance de 20%, e devolver as perdas (ou na sua falta, dar de volta para o jogador que tentou lua contigo 1667 caças ligeiros lançados num de seus planetas). Dessa forma pode ser feito de forma rápida e facilmente várias tentativas para obter a sua lua. Sim, você deve ter em mente que todas estas opções discutidas, envolvem um custo, que pode ser elevado, já que o aparecimento de uma lua pode ser de primeira, ou pode precisar de várias tentativas (depende inteiramente do acaso e da sorte que tenha). Lembre-se que nas tentativas de Lua, só precisa devolver o campo de destroços para o jogador que perdeu a frota, caso contrário, você entrará em conflito com as regras do jogo e poderá se enquadrar em Pushing. Você pode encontrar mais detalhes em Tentativas de Lua e Pushing.

Por fim tenho uma Lua – E agora o que faço?

Menu das Instalações com Portal
Menu das Instalações com Portal

Em primeiro lugar, o mais recomendado é que transfira toda tua frota e recursos a esta nova Lua, já que agora será capaz de realizar fleetsavings mais seguros e difíceis de serem interceptados por teus inimigos. O passo seguinte é ampliar a funcionalidade de tua Lua. A Lua é significativamente mias pequena que um planeta, por isso deve ampliar o número de campos disponíveis antes de tudo. Por esse motivo, a construção de edifícios e instalações na Lua é diferente da explicada para um Planeta. No entanto cabe destacar, que o número total máximo de edificações que podes desenvolver em uma lua é de 79 (independentemente do tamanho dela).

Em primeiro lugar deves construir uma Base Lunar, que ocupará o único campo que tens disponível na lua, mas desbloqueará 3 novos campos quando estiver finalizada. À medida que vais desenvolvendo e ampliando tua Lua deves ter sempre presente a Base Lunar que requer um campo para ser construída e desbloquear novos campos, podendo assim desenvolver novas instalações. Se ocupar todos os campos disponíveis, não poderás seguir evoluindo-a. Os 2 campos úteis, portanto, que te proporciona a construção de um nível de Base Lunar, são muitas vezes utilizados para desenvolver a fábrica de robô e Sensor Phalanx. Obviamente, também deverás reservar um campo para poder construir o Salto Quântico. Na Lua não podes produzir recursos, então, construir um armazém de metal, cristal ou um depósito de deutério não tem sentido (embora apareçam na lista de edifícios possíveis).

Baseado na falta de espaço e na longa duração da construção, o hangar é pouco lucrativo; As frotas podem ser produzidas muito mais rápidas e mais fáceis do planeta. No entanto, se você quiser você pode construir o hangar em sua lua, para montar estruturas defensivas e, assim, protegê-lo de ataques. Mas conforme faça a construção de estruturas defensivas você perceberá a falta da fábrica de Nanites, o acúmulo de um bunker leva muito mais tempo para ser finalizado em uma lua. Mas você pode ser inteligente protegendo seu deutério com alguns canhões se você sair durante a noite, ou para tornar difícil de destruir a lua com Estrelas da Morte construindo alguns canhões de plasma. Depois de terminar a construção das estruturas defensivas você deve derrubar o hangar para obter mais espaço para a atualização do sensor phalanx. Em uma lua você não pode construir Míssil de Interceptação, mas ainda pode ser atacado por mísseis interplanetários; No entanto não temam, pois as luas são defendidas pelos mísseis de interceptação no planeta correspondente, você deve sempre garantir que tenham muitos deles pronto. Você pode encontrar informações mais detalhadas sobre a expansão da lua aqui: guia Lua.

Para que serve o Sensor Phalanx?

Seleccionar o Alvo da Phalanx
Seleccionar o Alvo da Phalanx
Relatório da Phalanx
Relatório da Phalanx

O Sensor Phalanx é uma das armas mais poderosas do Jogo. Não se pode utilizar para atacar frotas inimigas ou planetas, mas pode te proporcionar informação valiosa sobre os movimentos de frota de teus inimigos, dando-lhe a possibilidade de interceptá-las, e obviamente, destruí-las. Se dispuser de uma Lua com um Sensor Phalanx desenvolvido o suficiente, poderá obter esta informação com um simples clique, indo a galáxia. A faixa de alcance do teu Sensor se calcula mediante a seguinte fórmula:

Fórmula:
Faixa de alcance do teu Sensor = (Nível de Sensor Phalanx)² - 1

Por exemplo, com um Sensor Phalanx desenvolvido no nível 3, poderá escanear a todos os jogadores que se encentram a 8 sistemas de distância (em ambos os sentidos). A informação do escaneamento mediante teu Sensor Phalanx aparecerá em uma janela com uma lista de todas as frotas do teu inimigo em questão, que estão voando na coordenada em que utilizou o sensor. Desta maneira, poderá saber em que momento deve atacar o teu inimigo para destruir-lhe a Frota na volta. A quantidade de informação que pode ser fornecida pelo Sensor Phalanx depende do teu nível de Espionagem (Nível 2: Número total de Naves mas sem determinar o tipo de nave; Nível 4: número total de naves e tipo; Nível 8: tipo de naves e quantidade total de cada tipo). Poderá encontrar mais informação sobre como utilizar esta informação no capítulo Técnicas de Captura. Vale ressaltar, que cada vez que escanear um jogador com teu Sensor Phalanx, se consomem 5.000 unidades de deutério.

Como uso o Salto Quântico?

Usar o Portal de Salto Quântico
Usar o Portal de Salto Quântico

Se você possui planetas e lua situados em diferentes galáxias, já sabes que mandar tua frota de um lugar para o outro pode chegar a custar-te grandes quantidades de deutério. Este problema deixa de ter importância a partir do momento em que tenhas duas luas e construído em ambas o Salto Quântico. Uma vez conseguido, só terá que clicar no menu Instalações estando na lua de partida, selecione as naves que queres mover para a lua destino, clicar no botão de salto e tuas naves chegaram sã e salvas na Lua escolhida. Deste modo poderá por a salvo tuas naves de forma rápida, fazendo com que seja mais difícil te atacarem e que destruam toda a tua evolução.

Mas essa não é a única razão na qual o Salto Quântico é útil. Também poderá usá-lo para mover tua frota a outras regiões e poder atacar em outras partes do universo com novos objetivos, preparar armadilhas aos jogadores que te atacaram, etc. Poderá encontrar mais exemplos de seu uso no capítulo preparando armadilhas.

Isso sim, deves ter muito cuidado; lembra que não podes mandar recursos através do Salto Quântico. Assegure-se de que tenha deutério na Lua de destino para poder mover ali a frota enviada; Caso contrário não poderá movê-la e será presa fácil para teus inimigos, já que, depois de realizar um Salto Quântico, a instalação das duas Luas envolvidas permanece inoperante durante o prazo de 1 hora. Desenvolver o Salto Quântico acima do nível 1, é um desperdício de recursos (te dará mais pontos, mas não terá nenhuma vantagem extra no Jogo).

Qual é o melhor método de Fleetsaving tendo Lua?

A grande vantagem é que a Lua não pode ser phalanxeada por outros jogadores, de modo que os movimentos que você faz a partir de uma Lua permanecem invisíveis. Por esta razão, os fleetsavings feitos a partir de uma Lua são muito mais seguros do que os feitos a partir de um planeta. Para saber qual é o melhor método para manter a sua frota segura, ver o capítulo fleetsaving.

Como pode ser destruída uma Lua?

Um inimigo pode destruir tua Lua usando Estrelas da Morte, embora também possa ser perigoso para ele tentar. Para estar preparado para esta situação, é altamente recomendado que você leia o capítulo destruição de lua.

Osobné nástroje
Menné priestory

Varianty
Operácie