Trocar

From OGame Wiki
Jump to: navigation, search



Não interessa se confias na tua própria produção das minas ou se no que consegues tirar em ataques dos outros jogadores, haverá altura que não terás o suficiente para o que necessitas, para construir um edifício ou pesquisa. Aqui vem a possibilidade de trocares os teus recursos, por exemplo para compensar a tua falta de metal pelo teu excesso de deutério. Podes fazer isso trocando com outros jogadores ou usando o mercador.


A Troca Clássica

Seleccionar alvo do transporte
Seleccionar alvo do transporte

Ao realizar uma troca com outros jogadores, ambos os parceiros de troca enviam uma quantidade pré-determinada de recursos para o outros jogador. Devido a isso, não somente a quantidade de recursos mas também as coordenadas para onde devem ser enviados devem ser combinados. Combinar a hora de entrega também é aconselhável, para que a frota de entrega não chegue a meio da noite e os recursos fiquem em terra demasiadas horas sem protecção

Basicamente a troca deve cumprir com determinadas regras. Recursos devem ser trocados num determinado rácio, de maneira que ninguém fique a lucrar excessivamente ( na qual somente as que beneficiam os jogadores mais fortes terão consequências ). Normalmente o rácio de metal, cristal e deutério é entre 3:2:1 ( por exemplo: 300 de metal por 100 de deutério ) e 2:1:1 ( por exemplo: 100 de deutério por 100 de cristal). A troca deve ser finalizadas num período de 48 horas; senão deve-se informar o Operador de Jogo (GO) acerca do atraso da troca usando Ticket system. Caso contrário, ambos os jogadores envolvidos na troca serão banidos por Pushing, se a regra não forem cumpridas, ou seja, se o jogador mais forte sair beneficiado numa troca com um jogador mais fraco.


Onde posso encontrar parceiros para trocar?

Perguntar na tua própria aliança ou aos jogadores que são teus amigos é o método mais seguro. Eles geralmente oferecem-te a melhor taxa do que os jogadores que não conheces e o perigo de seres aldrabado diminui, porque não é proibido aldrabar o parceiro de troca (desde que seja o jogador mais fraco que saia beneficiado).

Se não é membro de uma aliança ou se não há ninguém com o recurso de que precisa para venda, o fórum é um bom lugar para publicitar que deseja efectuar uma troca. No fórum Jogo - Universos e aqui no sub-fórum do universo aonde joga, existe o fórum do Comércio, pode abrir um novo tópico e apresentar a oferta. Deve especificar a quantidade e que recurso deseja e qual o recursos que oferece, além da taxa, galáxia. Compradores potenciais irão contactá-lo no tópico ou com mensagens ingame, se der informações como contactá-lo (nome da conta no jogo). Também pode responder a ofertas de outros utilizadores, mas primeiro verifique se as trocas já não foram efectuadas e se o autor do tópico já solicitou o encerramento do tópico. Também deve respeitar as regras das trocas, as taxas tem máximos e mínimos que devem ser respeitados, procure no fórum mais informações sobre as taxas de troca.

A última alternativa é a rede IRC (Consulte o guia completo para o IRC). No canal da sua comunidade poderá encontrar alguns jogadores, que pode perguntar se estão interessados numa troca. Contudo não deve ser demasiado insistente e aborrecer os outros – se aborrecer demasiado e atrair demasiadas atenções, frotas superiores poderão tentar destruir a sua em vez de realizar trocas. Se está permanentemente a procura de recursos, por exemplo deutério, meta o recurso no seu nick (por exemplo: AlexComproDeutas) e aguarde por potenciais vendedores.

Como utilizar o Mercador?

Se não houver parceiros de troca humanos ou se ninguém quiser o recurso que tem em excesso para troca, pode sempre utilizar o mercador, que encontrará no menu do jogo sobre a opção "Mercador". Lá pode chamar um mercador, para que o mercador compre um determinado recurso deve clicar no botão correspondente a esse recurso. Chamar o mercador custa 3.500 MN (Matéria Negra), que será abordado no capítulo Recursos Pagos. Também pode encontrar mercadores nas Expedições, contudo nesses não poderá escolher o recurso que eles irão comprar, que poderá ser aquele que não está disposto a trocar naquele momento. Se encontrar um mercador já tendo outro mercador activo, o mercador encontrado comprará o mesmo recurso do que tinha anteriormente, só o rácio da troca se alterará.

Se decidiu utilizar um mercador, aparecerá uma janela na qual pode trocar os recursos. Lá poderá ver o taxa de troca que foi atribuída aleatoriamente, mas geralmente é baseada na taxa 3:1:1 ou valores próximos. Se não ficar satisfeito com a taxa que foi atribuída, poderá chamar um novo mercador; ao fazer isto o mercador anterior desaparecerá – gastando outros 3.500 MN. Se estiver satisfeito com a taxa, a troca poderá começar. Devido ao mercador ficar activo enquanto não o utilizar ou chamar um novo mercador, pode demorar o tempo que quiser para o utilizar.

Menu do Mercador sem mercador para trocar
Menu do Mercador sem mercador para trocar
Menu do Mercador com mercador de metal
Menu do Mercador com mercador de metal
Trocar
Trocar

Por exemplo, se chamar um mercador, que compra deutério, poderá especificar a quantidade de metal e cristal que pretende comprar. Poderá ficar com todos os recursos que quiser dependendo da capacidade de armazenamento desses recursos do planeta. Sem margens para dúvidas, será mais lucrativo se melhorar os armazéns antes de trocar, porque cada evento de troca custa o mesmo, independentemente da quantidade. Por isso as trocas devem ser realizadas num planeta, aonde existem grandes capacidades de armazenamento (devido aos armazéns evoluídos) comparativamente a uma lua.

Depois de ter introduzido as quantidades, só tem que clicar no botão "Trocar recursos!" para confirmar a troca. Depois disso, receberá os recursos na quantidade que introduziu e a quantidade do recurso que ofereceu para troca desaparecerá da sua conta.

Personal tools
Namespaces

Variants
Actions