Proteger a Frota

From OGame Wiki
Jump to: navigation, search



Aviso de Ataque
Aviso de Ataque

Não existe nenhum jogador, não importa que esteja em primeiro lugar na classificação ou em último, que consiga estar ligado no jogo durante 24 horas para ver se ninguém lhe rouba os recursos ou lhe destrói a frota - toda a gente tem que trabalhar, estudar, ou pelo menos dormir durante umas horas. Durante este tempo, a conta estará vulnerável a ataques sem qualquer protecção, e devido a isso, o Fleetsave tornou-se um dos aspectos mais importantes do OGame. O Fleetsave é técnica pelo qual proteges a tua frota e recursos acumulados num planeta ou lua de ataques, durante a ausência do jogador na conta, porque as frotas durante o voo não podem ser atacadas. Mas destruir frotas é muito lucrativo, por isso deve proteger a frota com o máximos dos cuidados e em primeiro lugar tem que prestar atenção no método correcto para o fazer. Por esta razão criamos estes compêndio, que o deve ajudar neste problema, de maneira a que não tenha que aprender com os próprios erros ou perdas.


Devemos fazer Fleetsave todos os dias ?

Não deve ver o Fleetsave como um mal necessário, mas sim como uma estratégia defensiva, para que um dia não acorde e descubra que já não tem a frota que construiu com muito custo. Claro, que isto pode acontecer algumas vezes, quando estiver com pressa ou com falta de tempo – é especialmente nessas alturas que as falhas mais acontecem, que beneficia o inimigo. Isto é muito importante, se tiver a sensação de que alguém anda de olho na frota – por exemplo, se alguém cria uma nova colónia dum jogador mais forte no mesmo sistema aonde está a frota, ou se estiver a ser espiado com frequência. Também tem que ter cuidado para não cair em hábitos diários. Por vezes deve mudar as horas do Fleetsave e a posição de onde envia a frota, porque se fizer o fleetsave sempre da mesma maneira, irá tornar-se num potencial alvo para aqueles jogadores que descobrirem os tempos de voo da frota através dos seus hábitos de jogo, e perderá a frota. Essencialmente este tipo de intercepção é o maior perigo, que terá que ter cuidado durante o Fleetsave - mas que pode ser minimizado com este tutorial. De preferência, consulte também o tutorial sobre a intercepção para que esteja preparado e armado para a luta.


Seleccionar Naves
Seleccionar Naves
Seleccionar coordenadas
Seleccionar coordenadas
Seleccionar missão
Seleccionar missão

Além do método de Fleetsave correcto, também o controlo é um elemento útil para evitar a perda de frota. Ou seja, depois de enviar a frota deve-se verificar na Vista Geral se a frota realmente regressa na altura desejada. Nada é mais frustrante do que enganar-se ao colocar uma coordenada, uma velocidade ou na missão da frota. Especialmente se sentir que está a ser vigiado, é aconselhável após fazer o fleetsave ficar mais algum tempo na conta. Muitos jogadores realizam o Fleetsave e saem imediatamente da conta (logicamente), com isto o inimigo pode calcular um possível tempo do envio da frota e seu regresso sem espiar.


Qual é o melhor fleetsave para realizar-se num planeta ?

No início do universo, quanto ainda não tem lua, os métodos de fleetsave são limitados. Mas também mais tarde, por exemplo, se transferir a frota para uma colónia móvel (colónia com o único propósito para fazer ataques e depois ser apagada e colonizar noutro lado) aonde não tem lua, tem que voltar a usar os métodos de fleetsave que realizava quando não tinha lua. É importante conhecermos todo os métodos, e que tipo de segurança providencia cada método.

Planeta – Campo de Destroços
Este é um método muito simples, mas também muito perigoso, e só deve ser usado no início de um universo, quando ninguém tem uma lua ou um sensor phalanx. Neste caso, basta enviar a frota com pelo menos 1 reciclador para um campo de destroços próximo e ajusta o tempo de voo, para que a frota regresse numa em que esteja novamente ligado na conta. Ao fazer isto, assegura que ninguém consiga destruir a sua frota enquanto estiver ausente da conta. Mas a partir do momento que alguém tenha uma phalanx nas imediações, este método torna-se num puro suicídio, porque a frota pode ser interceptada com facilidade.
Planeta – Ataque
Se no início do universo não tiver nenhum reciclador, ou se quiser arriscar por mais um pouco de recursoso, também pode realizar o fleetsave a atacar outro jogador. Mas deve só atacar jogadores inactivos, que estiverem numa posição inferior, porque senão pode apanhar uma surpresa desagradável – ninguem quer logar-se para descobrir que durante o fleetsave a atacar a frota foi destruída. Está opção é mais insegura do que o fleetsave para o campo de destroços, porque a frota não só pode ser interceptada (atacar uma frota enviando a frota atacante para que chegue segundos após a aterragem da frota que vai ser atacada) no regresso graças a um sensor phalanx, mas também num Manter Posições (ACS Defensivo) no planeta que estava a ser atacado.
Planeta – Planeta (Transferir)
Ao contrário do fleetsave para o campo de destroços ou a atacar, este método poderá ser um pouco mais seguro se houver jogadores com uma lua por perto. Os requisitos para este fleetsave são ter pelo menos 2 planetas, que esteja relativamente próximos um do outro. É por isto que não deve dispersar as suas colónias por todas as galáxias no início. Agora basta enviar a frota em missão transferir para o outro planeta, de modo a que este chegue ao seu destino numa altura que esteja ligado na sua conta. Se um inimigo tentar interceptar a frota, basta mandar regressar a frota e deixar que o ataque siga para o vazio. Alternativamente, também pode mandar regressar a frota em qualquer altura, de modo a que esta fique invisível às phalanxs dos seus adversários (o regressar da frota em missão a transferir é invisível para os sensor phalanx) – contudo, deve ter cuidado para que a frota regresse ao planeta de origem quando estiver ligado na conta. O problema desta alternativa é, se a usar com regularidade, o tempo do regresso pode ser calculado. E isso pode causar a perda da frota por via da intercepção, mas por esta altura e por ser um método muito dispendioso (o deutério gasto na phalanx) só será usado em grandes frotas.


Os melhores Fleetsaves com lua

Na altura em que já tenha uma ou mais luas, já pode pode dormir mais descansado. Porque as luas não podem ser analisadas por um sensor phalanx, devido a isto o movimento da frota não será observado tão facilmente pelos jogadores adversários. Muito mais seguros, aqui demonstraremos alguns método de fleetsave que podem ser realizados a partir da lua.

Lua – Campo de Destroços
Como as luas não podem ser analisadas com um sensor phalanx, pode realizar com mais segurança um fleetsave para um campo de destroços. Mas, apesar de apenas alguns jogadores se darem ao trabalho de tentar interceptar a frota, este método ainda está longe de ser completamente seguro. Alguns caçadores de frotas podem vigiar o campo de destroços para onde envio a sua frota em fleetsave, e através da observação do tempo em que foi realizada a reciclagem, tentar interceptar a frota do fleetsave.
É por essa razão que alguns jogadores usam as denominadas vagas sombra – primeiro enviam uma ou mais vagas com um reciclador ou mais para o campo de destroços e pouco tempo depois enviam a frota – para que o inimigo não consiga descobrir que parte da frota tem que interceptar. Se a distância entre as frotas é curta ( inferior a 20 segundos ), uma vaga sombra é suficiente na maioria das vezes, porque o atacante não consegue fazer mais campos de destroços e vigiar para tentar descobrir o tempo de chegada da frota principal. É aconselhável enviar mais recicladores em vez de um. Porque, se a frota for realmente valiosa, talvez o atacante se dê ao trabalho de fazer mais campos de destroços do que os que consegue reciclar um vaga sombra normal (um reciclador). Deste modo o atacante irá ver exactamente quando o campos de destroços muda, e depois, de acordo com isso, esperar até que o grande campo de destroços desapareça de vezes. Geralmente isto significa que a frota principal chegou ao campo de destroços. Mas se enviar mais frotas com o mesmo número de recicladores para o campo de destroços, o atacante precisará ainda de mais informações, porque não conseguirá aferir a chegada do frota somente com a reciclagem.
O método mais seguro é nunca deixar a frota chegar ao campo de destroços. Se mandar regressar a frota antes desta chegar ao campo de destroços, o campo de destroços não sofrerá alterações e o inimigo não observará nada.
Nota: Os Campos de Destroços invisíveis são apagados todas as semanas durante a noite de Domingo para Segunda(à 1:30 da manhã, hora do servidor) e não conseguirá enviar mais frota com a missão reciclagem até que exista um novo campo de destroços (basta destruir uma sonda de espionagem através da missão atacar). Eles não serão apagados se nessa altura uma frota estiver em voo para esse campos de destroços como destino ou origem. Se quiser salvar um campo de destroços de ser apagado porque não tem como formar um novo, deve voar para esse campo de destroços por altura em que são apagados os campos de destroços, porque eles dão uma protecção extra contra as perdas de frota via intercepção. Campos de destroços que lhe dão mais vantagens são os que estão em jogadores em modo de férias ou aqueles em posições vazias, que ainda estão por lá porque já lá existiu um planeta. Mas também campos de destroços em planetas de jogadores inactivos, aonde não existem naves ou defesas, tornaram o fleetsave mais fácil e seguro.
Lua – Colonização
Basta enviar toda a frota que inclua uma nave de colonização com todos os recursos em missão colonizar para uma posição vazia. Se não poder colonizar mais planetas, a nave de colonização regressará com a frota e recursos. Os outros jogadores não conseguirão ver a tentativa de colonização, o que faz com que este método seja muito seguro. Mas atenção: se puder colonizar, a naves de colonização formará um planeta e antes de regressar, a frota descarregará todos os recursos.
Lua – Lua (Manter Posições)
Neste método é necessário que tenha na sua vizinhança um jogador em quem possa confiar. Para realizar o Fleetsave tem que colocar a frota a voar para a lua desse jogador com a missão “Manter Posições”. É importante que o tempo de manter posições seja de 0, para que a frota não possa ser interceptada na outra lua. As únicas coisas que poderão colocar a frota em perigo é a lua ser destruída ou uma traição do jogador no qual vai-se manter posições.
Lua – Lua (Transferir)
Qualquer um que tenha a sorte de ter 2 luas juntas uma à outra pode usar o método de fleetsave mais seguro e dormir calmamente. Basta enviar a frota de uma lua para a outra em missão "Transferir"; ninguém pode calcular a chegada e as phalanxs não funcionam nas luas. Mesmo assim é possível um jogador destruir uma ou ambas as luas e interceptar a frota – mas para fazer isso terá que correr muitos riscos, por isso só será tentado se o alvo for realmente muito lucrativo. E mesmo nesse caso, quando ambas as luas são destruídas, poderá evitar a intercepção mandando regressar a frota. -levando a que desapareça da phalanx e voe relativamente seguro de volta ao planeta.

E se mesmo assim for interceptado ?

Se isso acontecer e a frota for interceptada e destruída, não leve isso muito a sério. Afinal de contas, o OGame é só um jogo e não deve servir de razão para atacar verbalmente ou insultar outros jogadores. É melhor perguntar ao jogador o que fizeste de errado e não voltar a cometer essa falha no futuro, com isto cada jogador aprende e evolui. Para apressar a reconstrução da frota deve tentar reciclar o campo de destroços da frota destruída, se o atacante ainda não o tiver feito.


Personal tools
Namespaces

Variants
Actions